sábado, 7 de dezembro de 2013

Um Presépio feito por rolos de papel higiénico Parte 3/3

Estrela Cadente
 
Comecei por desenhar um dodecaedro (sólido geométrico) numa cartolina amarela e a cauda da estrela. Montei o sólido e por cima deste colei com as arestas iguais um papel brilhante. Para completar, colei todos estes elementos na ponta de uma palhinha, para a estrela parecer suspensa.

Ovelhas
Comecei por cortar um rolo de papel higiénico ao meio. Depois de cortado, forrei todo o rolo de algodão. De seguida, desenhei a cabeça da ovelha em diferentes cartolinas e colei-as. Por fim, coloquei um pouco de algodão na cabeça dando-lhe mais volume.
 
Vaca


Comecei por pintar um rolo de papel higiénico com tinta castanha. Com um corretor líquido desenhei as manchas da vaca. De seguida, desenhei a cabeça em diferentes cartolinas e colei-as. Por fim, coloquei uns fios de lã castanha na cabeça dando-lhe mais volume.

Burro
Comecei por pintar um rolo de papel higiénico com tinta cinzenta. Por fim, desenhei a cabeça do burro em diferentes cartolinas e colei-as.
 


Um Presépio feito por rolos de papel higiénico Parte 2/3

Baltazar
Comecei por forrar um rolo de papel higiénico com diversos papéis crepes, prendendo a estes um pequeno cordel. Desenhei a cara, o cabelo/bigode, os olhos e a coroa em diferentes cartolinas, e por fim, colei todos estes elementos.
 
Gaspar
 
Comecei por forrar um rolo de papel higiénico com um papel crepe preto, preso a este um pequeno cordel. De seguida, desenhei a cara, a barba, os olhos e a coroa em diferentes cartolinas. Ainda enrolei dois papéis crepes de cores diferentes parecendo um turbante. Por fim, colei todos estes elementos.
 
Belchior
 
Comecei por forrar um rolo de papel higiénico com diversos papéis crepes, prendendo a estes um pequeno cordel. Desenhei a cara, o cabelo/barba/bigode, os olhos e a coroa em diferentes cartolinas. Ainda enrolei dois papéis crepes de cores diferentes parecendo um turbante. Por fim, colei todos estes elementos.

Um Presépio feito por rolos de papel higiénico Parte 1/3

Como prometi aqui vos vou mostrar como realizei o meu Presépio feito por rolos de papel higiénico. Vou explicar-vos personagem a personagem, e irei dizer todos os materiais que utilizei, ou seja, não têm de fazer com os materiais todos que utilizei, pois eu também utilizei o que mais tinha á mão. Por isso tentem reciclar ao máximo, e divirtam-se a criar o vosso próprio Presépio, feito de rolos de papel higiénico (:

Virgem Maria
 
Comecei por pintar um rolo de papel higiénico com tinta azul-bebé. De seguida, desenhei a cara, o cabelo e os olhos em diferentes cartolinas e colei estes elementos. Por fim, arranjei um pedaço de um cortinado velho e com este enrolei á volta do rolo de papel higiénico parecendo assim uma manta.


São José
 
Comecei por pintar um rolo de papel higiénico com tinta roxa escura. De seguida, desenhei a cara, o cabelo/bigode/barba e os olhos em diferentes cartolinas e colei estes elementos. Por fim, arranjei um pedaço de um cortinado velho e com este enrolei á volta do rolo de papel higiénico parecendo assim uma manta. Á sua volta coloquei também, um pequeno cordel segurando uma palhinha, esta cortada pela ponta pela qual se bebe, fazendo parecer um cajado.
 
Anjo
Comecei por pintar um rolo de papel higiénico com tinta branca. De seguida, desenhei a cara, o cabelo e os olhos em diferentes cartolinas e colei estes elementos. Cortei uma tira de papel brilhante e colei como cinto. Desenhei as asas e colei-as. E por fim, com atilhos fiz a aurela e colei-a também ao rolo de papel higiénico.
 
Menino Jesus

Comecei por cortar uma pequena tira de um rolo de papel higiénico, colei as pontas fazendo assim um cilindro muito pequeno. Forrei o cilindro com um pedaço de um cortinado velho parecendo assim uma manta. Desenhei também a cara e colei-a. Para a cama, cortei um dos lados de uma caixa de uma lâmpada. Forrei esta com papel de stato. Por fim, dentro da cama coloquei umas tiras de papel parecendo palha, e o menino Jesus para completar.




O meu post anterior inspirou-me mesmo, por isso eu e umas colegas da escola fizemos uma bicicleta feita de rosas de papel com cartolinas de várias cores.

 
O que acham? :)
 

Flores simples, criativas, glamorosas… de papel!


Hoje trago-vos uma ideia muito divertida, e tão simples de fazer. Espero que gostem e que se divirtam muito J

1º Passo:
Recorta vários círculos numa cartolina da cor e do tamanho à tua escolha. Como estamos na época natalícia decidi recortar da cor vermelha e branca.

2º Passo:
Desenha com o lápis uma espiral ou como se tivesses a fazer um caracol.
 
3º Passo:
Recorta pela linha e logo no início recorta a ponta a direito, como te mostro na imagem abaixo.

 
4º Passo:
Enrola a cartolina até ao fim.
 
5º Passo:
Coloca um pouco de cola no fundo para a rosa se manter fixa.
 
*Podes utilizar qualquer tipo de cola: cola bisnaga, cola branca, cola batom ou cola super3.

Podem deixar as rosas como estão ou podem dar mais pormenores. Vou mostrar-vos algumas dicas que podem fazer toda a diferença!

Exemplo 1:
Pega nas rosas vermelhas e põe-lhes alguns brilhantes por cima.
Podes utilizar:
- Purpurinas
- Bisnagas com brilhantes
- Spray de brilhantes, etc…
Vou mostra-vos como fazer com purpurinas douradas.

-> Começa por pulverizar com laca de cabelo a rosa toda. De seguida, coloca as purpurinas e deixa secar por uns segundos.

 
Exemplo 2:
Pega nas rosas brancas e aplica-lhes um spray da cor dourado.

*Podes escolher a cor de spray que desejares, brilhante ou opaco, que ambos vão ficar muito bem.

E depois de todas as rosas concluídas podes colocá-las onde mais desejares. As minhas já estão e as tuas? J

 

 
 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dia Mundial de Luta Contra a Sida – 1 de Dezembro

O que é a SIDA?
 
 
A SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que entra no organismo por contacto com uma pessoa infetada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infetado; de mãe para filho.
O VIH ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infetada (seropositiva), mais sensível a outras doenças. Esta síndrome manifesta-se e evolui de modo diferente de pessoa para pessoa.

Contágio
Através de sangue, sémen, fluídos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluídos pré-ejaculatórios dos seropositivos. O VIH não se transmite pelo ar nem penetra no organismo através da pele. É preciso existir uma ferida ou um corte para penetrar no organismo.

A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado, já que o vírus entra diretamente na corrente sanguínea.
Sintomas
·        Febre;

·        Suores;

·        Dor de cabeça;

·        Dor de estômago;

·        Dor nos músculos e articulações;

·        Fadiga;

·        Dificuldades em engolir, …
Calcula-se que cerca de 50% dos infetados tenham estes sintomas. Algumas pessoas chegam a perder peso e a mobilidade de alguns membros.
Prevenção

Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas e objetos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).
É, também, preciso ter atenção à utilização de objetos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluídos vaginais e sangue infetados, pode-se transmitir o vírus.