domingo, 8 de junho de 2014

Um Abril de invenção :)

Em Abril tivemos várias datas comemorativas, como o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril) e o Dia Mundial do Sorriso (28 de Abril).

Foram datas que me chamaram muito á atenção e quis fazer algo que pudesse fazer no futuro com um grupo de crianças.

Desde a minha ida ao Museu da Marioneta, de que já vos falei várias vezes no passado, tenho aprendido muito sobre marionetas. Já vos mostrei como fazer marionetas de colheres de pau, e hoje vou dar-vos algumas dicas de como realizar marionetas de tachas. Como esta marioneta de mim :')

 
Mas como vos falei anteriormente eu pensei nas datas comemorativas (Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Sorriso) e decidi agarrar numa história infantil e reinventá-la a meu gosto, com as personagens á minha escolha. As personagens que criei foram: os três porquinhos, o lobo mau e o caçador.
 
 
Perguntam-se agora vocês...como é que se faz marionetas de tachas? Muito fácil!
 
Primeiro têm de com um cartão não muito grosso, nem muito fino, desenhar um membro de cada vez da vossa personagem. De seguida, colorir cada membro ao vosso gosto. De seguida, furar um pequeno buraco (por exemplo, com um lápis afiado) nos locais onde queres que a tua personagem se mexa (como podem ver acima) e, por fim, juntar todos membros com a tacha e verificar se os membros mexem como tu desejas. Caso os membros não se mexam como tu desejas, é porque não fizeste o furo no local certo, ou porque o cartão é duro demais ou porque o furo é demasiado pequeno.
 
Este é um trabalho manual muito divertido para mostrar ás crianças, reinventando, por exemplo, a história infantil dos Três Porquinhos.
 
Já sabem alarguem a vossa imaginação e reinventei a vossa história infantil, eu fiz os Três Porquinhos, mas vocês podem fazer qualquer outra história infantil.
 
Inventem personagens, mudem o guião e divirtam-se :)

Dia Mundial da Criança- 1 de Junho

Uma pequena brincadeira que fiz com o meu primo de 4 anos :)


Nunca é tarde para relembrar anos de criança e brincar como brincávamos quando éramos crianças. Espero que tenham tido um bom Dia da Criança :)

Carnaval 2014

Este ano, no Carnaval, inspirei-me para recriar máscaras de animais. Já há algum tempo que estava de olho em algumas máscaras muito giras que tinha encontrado online. Foi então que me desafiei e decidi recriar as máscaras que mais gostei!

Máscaras originais:
 
 

As minhas máscaras recriadas:
 
 
O que acham? Muito giras, não são? E são muito fáceis de fazer! Tudo o que tu precisas é de alguns materiais e de muita imaginação e criatividade!
 
Materiais necessários para recriar as minhas máscaras:
- Papel de feltro (aconselho este papel pois é moldável; contribui para a utilização da máscara)
- Tesoura
- Cola (branca ou líquida)
- Elásticos
- Papel de vegetal (opcional)
- E muita criatividade :)
 
Eu posso contar como recriem as máscaras que encontrei. Portanto, depois de ter escolhido as máscaras que queria recriar, utilizei o papel de vegetal sobre o meu computador para copiar o esboço da máscara. Tu se conseguires podes tentar desenhá-la. Eu decidi copiar através do computador para ser mais fácil e rápido. De seguida, passei do papel vegetal para o papel de feltro, este papel é muito fácil de encontrar em qualquer papelaria e há de muitos tipos, eu, por exemplo, encontrei papel de feltro brilhante e de diversas cores. Depois de a máscara estar passada para o papel de feltro, recortei-a e colei-a ao meu gosto. Mas tu é que sabes, a máscara é tua, alarga a tua imaginação e faz dela o que tu quiseres :)
 
Depois de terminadas terás um conjunto de máscaras para tu e os teus amigos utilizarem no Carnaval ou em qualquer outra ocasião :) 
 
 
Mais exemplos de máscaras de animais: