Foram datas que me chamaram muito á atenção e quis fazer algo que pudesse fazer no futuro com um grupo de crianças.
Desde a minha ida ao Museu da Marioneta, de que já vos falei várias vezes no passado, tenho aprendido muito sobre marionetas. Já vos mostrei como fazer marionetas de colheres de pau, e hoje vou dar-vos algumas dicas de como realizar marionetas de tachas. Como esta marioneta de mim :')
Mas como vos falei anteriormente eu pensei nas datas comemorativas (Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Sorriso) e decidi agarrar numa história infantil e reinventá-la a meu gosto, com as personagens á minha escolha. As personagens que criei foram: os três porquinhos, o lobo mau e o caçador.
Perguntam-se agora vocês...como é que se faz marionetas de tachas? Muito fácil!
Primeiro têm de com um cartão não muito grosso, nem muito fino, desenhar um membro de cada vez da vossa personagem. De seguida, colorir cada membro ao vosso gosto. De seguida, furar um pequeno buraco (por exemplo, com um lápis afiado) nos locais onde queres que a tua personagem se mexa (como podem ver acima) e, por fim, juntar todos membros com a tacha e verificar se os membros mexem como tu desejas. Caso os membros não se mexam como tu desejas, é porque não fizeste o furo no local certo, ou porque o cartão é duro demais ou porque o furo é demasiado pequeno.
Este é um trabalho manual muito divertido para mostrar ás crianças, reinventando, por exemplo, a história infantil dos Três Porquinhos.
Já sabem alarguem a vossa imaginação e reinventei a vossa história infantil, eu fiz os Três Porquinhos, mas vocês podem fazer qualquer outra história infantil.
Inventem personagens, mudem o guião e divirtam-se :)
Sem comentários:
Enviar um comentário